as ideias florescem

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Simulacro - A TERRA TREME 5 de Novembro

O exercício nacional A TERRA TREME realiza-se no próximo dia 5 de novembro de 2021, pelas 11h05.

Esta iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil é dinamizada e implementada na RAM através do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos (ESPR), uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia, e o Serviço Regional de Proteção Civil.  Este exercício pretende alertar para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples de proteção a adotar nessa situação. O exercício tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR 

Este ano, e tendo em conta as restrições impostas pela pandemia, após o minuto de duração do sismo, não se fará a evacuação para o exterior (caso estejam no interior). Caso já estejam no exterior, no intervalo, não deverão entrar! Deverão dirigir-se para um local amplo sem risco de queda de estruturas. Lembramos que não deverão utilizar o alarme de abrigo instituído na escola, para não criar confusão. O procedimento de abrigo não é o mesmo que o de sismo. 

Deverão utilizar para o início do exercício a hora 11h05 e imaginar que o sismo dura 1 minuto. Todos os elementos que participem podem guiar-se pela hora do telemóvel para começarem ao mesmo tempo. 

 E a Terra tremeu na Biblioteca






Sem comentários:

Enviar um comentário