as ideias florescem

terça-feira, 7 de setembro de 2010

11.setembro.2001 - o dia que mudou o mundo



Há nove anos, o mundo parou quando 19 membros da Al-Qaeda assumiram o controle de quatro aviões e provocaram uma série de atentados nos Estados Unidos, causando aproximadamente 3 mil mortos. Menos de dois meses depois, George W. Bush e os seus aliados decidiram invadir o Afeganistão e, em 2003, o Iraque, no intuito de encetar o que o presidente apelidou de "guerra contra o terrorismo".

Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, emissoras de TV do mundo inteiro suspenderam as suas programações para transmitir ao vivo o desespero de milhares de americanos. Duas das aeronaves sequestradas colidiram contra as torres do World Trade Center, em Manhattan, Nova Iorque, local que acabou por se tornar o símbolo dos ataques e reunir homenagens às vítimas.

Um terceiro avião colidiu contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA, em Washington, e a quarta aeronave foi encontrada em Shanksville, na Pensilvânia. Há duas versões para o que teria acontecido com este último avião. Segundo a primeira, os passageiros teriam entrando em confronto com os terroristas provocando a queda da aeronave. Já a segunda diz que o avião teria sido abatido antes de atingir o Capitólio.

No ano passado, Bush inaugurou no Pentágono o primeiro grande memorial às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001. A construção de outro memorial, no local onde ficavam as Torres Gêmeas, pode não ser concluída até ao 10.º aniversário dos atentados. A reconstrução dos arranha-céus está paralisada, especialmente após a crise económica que atingiu o mundo inteiro no ano passado, e é alvo de inúmeras críticas.

Ano após ano, as autoridades de Nova York prometem reconstruir o Ground Zero. Na sua forma mais ambiciosa, o projecto incluía cinco arranha-céus, um memorial e um terminal de transporte ferroviário. Entretanto, as estruturas visíveis hoje são mínimas. Obama anunciou que pretende fazer do aniversário dos ataques o primeiro dia de Celebração Nacional de Homenagens e Lembranças ao episódio. Em 2011, a expectativa é transformar o evento no maior dia de homenagens da história dos EUA. Por enquanto, quem visita a cidade e procura uma lembrança, ou quer saber mais sobre o que será feito do local onde milhares de vidas foram perdidas vai encontrar o centro de visita do National September 11 Memorial & Museum, a poucos metros do local onde se encontravam as torres gémeas do World Trade Center.

A partir deste dia, o mundo perdeu muita da sua inocência...

Sem comentários:

Enviar um comentário